sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Os Melhores Livros de Suspense que Li Até Hoje - Parte 1: Infanto-Juvenis

Eu já falei aqui no blog sobre como eu me apaixonei pela leitura, e os suspenses infanto-juvenis tiveram grande parte nesta linda história de amor. No post de hoje, vou fazer um top 5 com os suspenses infanto-juvenis que mais me encantaram:

1- O Escaravelho do Diabo, Lucia Machado de Almeida




Imagem: Skoob

Sinopse: Vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem mortas. É a única pista que Alberto tem para chegar àquele estranho criminoso. Selecionado para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola em 1999. Acompanha suplemento de atividades.

Eu tenho a impressão de que esse foi o livro mais famoso da coleção vaga-lume. Eu me lembro de ler com muita curiosidade e ficava comentando com todo mundo sobre a história. Vocês sabiam que fizeram até um filme deste livro? Eu não gostei muito porque fizeram do protagonista uma criança, embora o livro tenha esse público mais jovem, quem estava ansioso para assisti-lo era o público que leu na época e hoje já é adulto, então eu acho que o filme deveria ter sido mais sombrio, mais pro público adulto, teria competido muito bem com os thrillers de Hollywood! Mas é um filminho OK para quando você tá sem nada para fazer...


2- Um Cadáver Ouve Rádio, Marcos Rey




Imagem: Skoob
Sinopse: Em um prédio abandonado é encontrado um rádio ligado e do lado dele uma pessoa assassinada. O corpo do cadáver encontrado é de Boa-vida, um sanfoneiro muito querido. Quem pode estar interessado no assassinato de um pobre sanfoneiro? Léo, Gino e Ângela resolvem investigar o crime, descobrindo que a arma do crime era uma espécie de sabre chinês, muito bonito, com desenhos orientais no cabo, o que os leva a uma estranha galeria de suspeitos.

Esse foi um dos livros que eu peguei para ler porque achei o título muito engraçado e acabei envolvida por completo, jamais imaginaria que seria tão interessante!

3- Quem Manda Já Morreu, Marcos Rey




Imagem: Skoob
Sinopse: Por que tanta gente tentava impedir que Edu fizesse um trabalho para a faculdade sobre Tony Grand, se o bandido já estava morto? Era o que se perguntava. Mas nem seu tio Palha, um excêntrico detetive, parecia saber a resposta. Só que antes de matarem a charada, os dois começaram a receber ameaças de morte. Edu acompanha seu tio Palha na investigação de um esconderijo de traficantes para revelar a identidade do misterioso Boss.

Mais um livro que li porque achei o título engraçado, mas depois de ter lido Um Cadáver Ouve Rádio, imaginei que este seria tão interessante quanto e não estava enganada! Depois de ler dois livros do autor que me deixaram mega curiosa e ávida por virar as páginas, passei a pegar todos os livros do autor que eu pudesse encontrar!



Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

4- Enigma na Televisão, Marcos Rey




Imagem: Skoob
Sinopse: Um simples beijo de novela desencadeia o pânico nos bastidores da TV Mundial. Mortes começam a ocorrer sem nenhuma pista concreta que leve ao assassino. Num palco onde desfilam integrantes da Liga das Sentinelas, dispostas a tudo para manter a moral e os bons costumes, atores decadentes, atrizes em ascensão, jornalistas apaixonados por livros, quem poderia ser o autor das mortes em série?

Só dá Marcos Rey na lista né? Embora eu tenha amado praticamente todos os livros que li da série vaga-lume, os do Marcos Rey foram os que mais marcaram! A família inteira acabava lendo, e todos ficávamos comentando, tentando adivinhar quem poderia ser o assassino, era uma experiência que ia além da leitura, e eu acredito que essa é uma das coisas que fazem a gente gostar de ler numa idade mais jovem, ainda mais agora que o mundo está todo conectado, acredito que é muito importante criar essas experiências se você gostaria de influenciar um jovem a gostar mais de ler!

5- O Ninho dos Gaviões, José Maviael Monteiro




Imagem: Skoob
Sinopse: Três jovens alpinistas escalam o Ninho dos Gaviões, sem imaginar que teriam de enfrentar uma quadrilha de traficantes que usava a montanha como esconderijo. As ameaças estão em todos os momentos da escalada.

Sendo sincera eu não peguei este livro para ler com muitas expectativas pois pelo nome não parecia ser do tipo que eu gostava, com investigações de pistas e afins, mas no fim das contas eu amei demais! Lia antes de dormir, e não via a hora de chegar da escola para continuar a ler. Este livro é um suspense com aventura, portanto, bem emocionante e, com ele, passei a abrir mais o leque de temas e não fiquei só na investigação policial.

Como você pôde notar, meu top 5 de livros infanto-juvenis ficou só nos livros da Coleção Vaga-Lume, que na minha opinião, foi muito importante para a juventude da nossa época, assim como a série "Para Gostar de Ler". Hoje em dia temos séries mais fechadas, como Harry Potter e Percy Jackson, que também são muito legais para os jovens, mas eu gostaria de ver uma coleção como a Vaga-Lume de volta, trazendo histórias mais variadas e para todos os gostos.



E você, conhece a Coleção Vaga-Lume? Qual seu favorito? Conta aí nos comentários!


Leia também:
Identidade Roubada: Resenha do Livro Trocas no Skoob: Como Funciona? Vale a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário