sexta-feira, 13 de março de 2020

As Protagonistas Mais Injustiçadas Pelas Críticas

As Protagonistas de Livros Mais Injustiçadas Pelas Críticas

Olá leitores!! Tudo bem com vocês? No post de hoje eu gostaria de falar sobre protagonistas de livros que eu amei, mas que foram injustiçadas por algumas críticas de outros leitores.

Primeiramente eu gostaria de colocar no ar uma questão: porque as personagens de livros, séries e filmes, não podem ter fraquezas? É claro que seria muito melhor se todas as pessoas fossem fortes, não levassem desaforo, não se deixassem levar por charmes e chantagens emocionais, superassem uma tragédia ou dificuldades com rapidez, mas sabemos que não é bem assim, não é? Aprender as lições da vida e superar as coisas levam tempo e dão trabalho, e eu, particularmente, acho que se todos os personagens fossem fortes, além de nem termos uma história para seguir, as pessoas não teriam um personagem para se identificar; às vezes, a fraqueza de uma personagem, é a mesma que um expectador está vivenciando e ele/a pode se inspirar na história e fazer mudanças em sua própria vida.

Tendo expressado esta minha opinião, vou agora à lista das personagens:

1. Cass, do livro À Beira da Loucura, B.A Paris

Livro de Suspense: Á Beira da Loucura, B.A Paris

Em À Beira da Loucura, a personagem Cass está voltando para casa numa noite chuvosa em uma estrada meio perigosa e vê um carro parado à sua frente. Imaginando que a motorista estava com problemas, decide parar para ajudá-la, mas depois se lembra de alguns bandidos que realizam assaltos dessa forma, então ela decide apenas parar e esperar a motorista vir pedir ajuda; como a motorista não vai, Cass vai embora. Na manhã seguinte ela descobre que aquela motorista havia sido assassinada e fica pensando em várias possibilidades: e se o assassino já estivesse no carro naquele momento e Cass pudesse tê-lo impedido? E se ela tivesse ido ajudá-la e também fosse vítima do assassino? E se o assassino a viu e anotou a placa do seu carro e fosse atrás dela?

Esses questionamentos a atormentaram ainda mais quando ela decidiu ligar para a polícia para informar o que ela tinha visto e ela começa a receber ligações estranhas e coisas mais estranhas passam a acontecer em sua casa. Cass começa a sofrer de ansiedade e os acontecimentos começam a deixá-la em pânico e muitas vezes ela não consegue agir.

Muitos disseram não gostar do livro porque a Cass era uma personagem fraca, mas para mim, isso não é fraqueza. Ansiedade é um transtorno sério, e realmente dificulta muito a vida de quem sofre desse mau. Imagine você estar preocupado com um assassino que poderia facilmente encontrar onde você vive e ir atrás de você para te impedir de denunciá-lo para a polícia e de repente coisas muito estranhas começam a te acontecer. Você iria pensar: "ah magina, deve ser alguém pregando uma peça em mim, vou atrás de descobrir quem é.", duvido! (Continua abaixo)



Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

Eu achei a Cass uma personagem forte, pois quando ela descobre o que está acontecendo, ela não pisca duas vezes em agir, ela superou a ansiedade e não ficou presa em amizade ou lealdade.

Falando do livro, eu gostei muito, a história é tão bem narrada que até eu senti pânico quando certas coisas aconteciam, recomendo muito a leitura! Se você se interessou, confira a oferta do livro na Amazon:



2. Anna Fox, do livro A Mulher na Janela, de A.J Finn

Livro de Suspense: A Mullher na Janela, A.J Finn

Eu vi muitas críticas de leitores sobre a Anna ser uma mulher fraca, mas nossa gente, ela sofre de agorafobia, uma doença que te faz ter tanto medo de espaços abertos que te deixa paralisado/a e você nem consegue se mexer, por mais que queira.

Anna Fox para mim foi muito forte porque ela tentou várias vezes confrontar sua doença em prol de ajudar a vizinha e também quando sua vida estava em risco; se ela fosse fraca teria se deixado morrer nas mãos do assassino. Claro que dava muita raiva quando ela não resistia tomar aquela tacinha de vinho que a deixava mal, mas eu valorizo o esforço dela, porque ela tentava, até que uma hora conseguiu!

Aliás, eu estou bem ansiosa pelo filme e vocês? Se você ainda não leu e quer ler antes da estréia, confira a oferta de A Mulher na Janela no site da Amazon:



3. Melissa Gouvêa, do livro Amor Sob Encomenda, de Carina Rissi

Livro de Romance: Amor Sob Encomenda, Carina Rissi

Que todo livro de romance tem quase a mesma crítica, é verdade: as mocinhas são muito enroladas e cheias de "frescura". Demoram o livro inteiro para deixar o romance acontecer ou brigam por alguma coisa boba. Eu não deixo de concordar, especialmente neste livro, onde a separação do casal ocorreu por falta de comunicação, imaturidade e um mal-entendido, mas se formos ver bem, isso não acontece muito na vida real também?

A Melissa é uma personagem com um trauma bem grande, não dá para falar muito sem dar spoiler, mas eu acho que a sua dedicação ao trabalho e à família, além de vir de seu bom caráter, também vem de um senso de responsabilidade muito grande. E a sua relutância em querer se abrir para um relacionamento com um homem com fama de mulherengo, além de ser perfeitamente justificável por seu passado, também é de bom senso né mulheres? Nenhuma mulher gostaria de ser traída e se você sabe que vai ter uma grande chance de acontecer, você vai arriscar mesmo assim? Como leitoras, sabemos que o mocinho do livro é um homem bom e está apaixonado, mas se fosse você vivendo a experiência em si, não teria como ter essa certeza, ainda mais a Mel, sabendo muuuuito bem como uma pessoa é capaz de fingir, esconder e mentir com grande habilidade.

Sim, a Melissa é enrolada, tem suas imaturidades, tem suas dúvidas, tem seus momentos de chatice, mas, assim como as pessoas da vida real, ela tem defeitos, tem coisas a superar e aprender e nós acompanhamos nessa história, o seu crescimento e amadurecimento.




E você, já leu algum desses livros? Tem outra personagem que acha injustiçada? Me conta aí nos comentários!

Leia também:
Identidade Roubada: Resenha do Livro Trocas no Skoob: Como Funciona? Vale a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário