domingo, 10 de maio de 2020

Até Que A Culpa Nos Separe: Resenha do Livro de Liane Moriarty



Até Que A Culpa Nos Separe segue o mesmo estilo de narrativa de O Segredo do Meu Marido e Pequenas Grandes Mentiras, cada capítulo protagonizado por um dos personagens principais da história, que gira em torno de Erika e Clementine, amigas de infância que mantiveram o contato durante toda sua vida adulta, embora Erika valorize mais a amizade que Clementine, que na verdade foi forçada à essa amizade pela mãe.

A minha experiência com a leitura deste livro oscilou entre chata, legalzinha, boa, quis abandonar, ficou excelente, ótima, morna, estou adorando, gostei. A Liane Moriarty tem a tendência de contar a história com flashbacks de vários momentos alternados, logo no começo você sabe que aconteceu algo muito grandioso, mas só vai descobrir o que foi lá para o final e até chegar lá tem vários momentos de enolação para construir um suspense que acaba na verdade tornando o livro até meio insuportável. A leitura vai ficando boa quando chega perto da metade, só então você começa a ficar muito interessado. Estive perto de abandonar este livro várias vezes, mas como eu já tinha lido dois livros dela que eu gostei - e também tinha feito uma promessa de não abandonar nenhuma leitura naquele ano - decidi enfrentar e no final eu gostei muito do livro, valeu a pena aguentar as partes chatas.

Clementine tem duas crianças fofas e lindas que são muito queridas por todos. Erika ainda não tem filhos e por isso tende a mimar as crianças de Clementine e meio que agir como uma segunda mãe. Clementine detesta a forma de Erika agir, pois ela sente que a amiga pensa que é melhor que ela por ser muito organizada e meticulosa com simplesmente TODOS os aspectos da vida.

A mãe de Clementine a forçava a ter amizade com Erika pois a mãe dela era uma acumuladora cujas atitudes não faziam bem para uma criança. Clementine odiava essa obrigação pois queria ter sua liberdade e Erika meio que a limitava em muitas coisas. Elas mantiveram contato, pois Erika valorizava muito a amizade e não sabia que Clementine não gostava dela. Um belo dia Erika pede para se reunir com Clementine pois ela tem um favor a pedir, elas iam tomar um chá na casa de Clementine, mas seu vizinho as convida para um churrasco, onde acontece algo que vai mudar a vida de todos para sempre.

A culpa pelo que aconteceu afeta as atitudes de todos, põe à prova o casamento de Clementine, a amizade das duas, traz revelações, questionamentos sobre a maternidade e responsabilidade.


Veja também:
Aprenda a fazer bolos de pote deliciosos e faça uma renda extra tabalhando em casa! O curso é vendido através da plataforma hotmart, que é super segura! Clique na imagem para saber mais (link externo):

Acho que o deixa o começo chato é que você não sabe nada do que está acontecendo, uma hora Clementine está dirigindo na chuva voltando de sabe-se lá onde, o próximo capítulo narra uma parte do que aconteceu no dia da tragédia, o próximo conta a infância das duas, o próximo conta mais uma parte do que aconteceu no dia D, o próximo conta dois dias depois do acontecimento e sempre com muitos detalhes para encher linguiça. Achei mesmo que esse livro nunca ia melhorar até que começou a ficar muito bom. Até Que A Culpa Nos Separe vai fundo em cada personagem, eu não sei se era tão necessário para entendermos as atitudes dos personagens no final, mas sinto que conheço Erika e Clementine como se fossem minhas amigas de infância.

Eu tentei imaginar o que teria sido o grande acontecimento mas não consegui nem chegar perto, o livro dava pistas para despistar e no fim não era nada do que pensei. Até Que A Culpa nos Separe pode começar chato, mas depois se torna uma leitura viciante que explora o casamento, a amizade, a maternidade e paternidade. Vale a pena!

Até Que A Culpa Nos Separe: Ficha Técnica do Livro
Autor(a): Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 464
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance
Ano de Publicação: 2017
ISBN-13: 9788551001912
ISBN-10: 8551001914
Oferta do Livro na Amazon:



Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

Leia também:

A Promessa da Rosa, Babi A. Sette Seis Anos Depois, Harlan Coben
A Promessa da Rosa: Resenha do Livro de Babi A. Sette Seis Anos Depois: Resenha do Livro de Harlan Coben

Nenhum comentário:

Postar um comentário