A Mulher Só é um livro de drama do autor Harold Robbins. Este é mais um dos livros que eu encontrei guardados aqui em casa e decidi ler antes de doar, e posso dizer que foi uma boa surpresa.
O livro conta a história de JeriLee, uma mulher que amadureceu muito antes do que se supõe que uma mulher amadureça, e estou falando na cabeça mesmo. Aos dezessete anos, ela já era muito sábia e encantava qualquer pessoa que se relacionasse com ela. Ela decidiu que queria ser escritora e conseguiu entrar nesse mundo ao conhecer o famoso escritor da broadway, Walter Thorton, que já tinha quarenta e oito anos e se apaixona por JeriLee. Eles se casam mas seis anos depois, JeriLee percebe que Walter não quer que ela cresça e ela começa a sentir necessidade de vencer por ela mesma, coisa que ela jamais conseguiria se continuasse casada.
O livro segue a vida de JeriLee desde seus dezessete até depois dos trinta anos e não tem exatamente um ponto central na história, vários personagens surgem e se vão durante as 459 páginas e normalmente acho isso bem cansativo num livro, mas fiquei surpresa que não foi assim com A Mulher Só, consegui lê-lo em quatro dias, a narrativa é estranhamente cativante, embora o livro não seja feliz o tempo todo. JeriLee passa por poucas e boas durante a vida, mas o autor não perde tempo descrevendo pensamentos e cenários, ele vai direto ao ponto a todo momento, então é uma leitura fácil apesar dos pesares.
Este livro escancara a hipocrisia do ser humano, tem racismo, machismo e aquele tipo de machismo que está nas próprias mulheres, como a mãe de JeriLee. Tudo que JeriLee quer é cuidar de si mesma, mas sempre que ela se relaciona com alguém, esse alguém quer cuidar dela, coisa que ela não quer aceitar pois acredita que isso é perder sua liberdade, já que tudo vem com um preço.
A Mulher Só, embora tenha sido escrito por um homem, mostra bem como é ser mulher nessa sociedade, especialmente na época em que se passa o livro, lá pela década de 70 e JeriLee é uma mulher que nasceu com a cabeça à frente de seu tempo.
Eu não encontrei esse livro para vender na Amazon, não parece ter tido nenhuma edição pós 1986 pelo que pesquisei, você provavelmente irá encontrá-lo em bibliotecas ou em sebos e se encontrar, eu acho que vale a pena a leitura, desde que você não tenha muita aversão à livros que não tem um tema central óbvio que vai se desenvolvendo, o tema do livro é a luta da mulher na sociedade patriarcal, sendo contada em fases da vida de JeriLee.
Leia também:
Confira os eBooks em oferta no site da Amazon!(link externo) | Cartas do Passado: Resenha do Livro de Romance de Lucy Vargas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário