sexta-feira, 24 de junho de 2022

O Resgate do Morto: Resenha do Livro de Romance e Mistério de Ellis Peters

Ellis Peters. O Resgate do Morto. Romance de Mistério Medieval na Tradição de O Nome da Rosa.

Eu já comentei em alguns outros posts aqui do blog que eu encontrei uma pilha de livros guardados no guarda-roupas da minha mãe, que era uma leitora tão ávida quanto eu e eu decidi ler todos os que eu encontrei antes de doá-los. Um dos que eu encontrei foi este, O Resgate do Morto. Minha mãe amava O Nome da Rosa, o filme, e quando ela viu na capa deste livro os dizeres "romance e mistério no estilo O Nome da Rosa" ela nem pensou duas vezes, gostaria de saber o que ela achou do livro, mas enfim, vou contar um pouco do que eu achei da leitura de O Resgate do Morto.

O começo deste livro eu achei meio confuso, achei que eu ia abandonar ou pelo menos ler por obrigação já que eu me dei o objetivo de ler todos aqueles livros da pilha, mas no capítulo dois já melhorou bastante. Em O Resgate do Morto, são muitos os personagens, e achei que a cada momento cada um teve seu protagonismo, mas no fim das contas, acho que o principal mesmo é o Cadfael, um homem que trabalha na abadia e sinceramente eu não entendi se ele é monge ou não, mas enfim, ele é um homem muito respeitado em seu condado. No começo da história, houve uma batalha e Hugh, agora chefe do condado porque o seu xerife foi capturado, chega todo cansado mas sem muitos ferimentos e narra um pouco do que aconteceu, menciona-se reis e imperatrizes mas honestamente não achei que fez tanta diferença saber quem é quem, tem até um mapa no começo do livro mas também não achei de muita importância, enfim.

No dia seguinte à chegada de Hugh da batalha, uma freira chega no condado para dizer que seu convento havia sido atacado mas as freiras e os moradores da floresta haviam sido bem sucedidos em defender seu território e que eles fizeram um prisioneiro galês. Cadfael e Hugh vão buscá-lo e descobrem que ele é um nobre galês e pode ser útil nas negociações para resgatar o xerife capturado e assim, Cadfael parte para o País de Gales, já que ele é parte galês e sabe o idioma para iniciar as negociações. O prisioneiro galês, Elis, é muito cooperativo e fica de boa lá no castelo até que ele vê a filha do xerife que foram resgatar e ele imediatamente se apaixona por ela, criando um probleminha, já que ele terá de ir embora quando o xerife chegar.

Eu achei que o livro seria super cansativo, porque pelo seu título eu podia imaginar que a história toda era sobre um resgate, e que teríamos vários capítulos estilo Senhor dos Anéis, com a equipe andando pela floresta para resgatar o xerife, mas que nada, o xerife logo chega ao seu condado, trazido pelos homens galeses designados pela tarefa, o problema é que ele é assassinado pouco tempo depois de chegar e eis aqui a parte do mistério do livro: quem o matou? Haviam várias pessoas com motivos para querer sua morte.

A premissa do livro até que é legal, mas eu não achei que teve realmente um mistério, porque a investigação foi meio deixada de lado porque houveram novos ataques, achei que tanto o mistério quanto o romance acabam ficando de lado algumas vezes. O livro é legalzinho de ler, mas não achei que me prendeu muito, ficava mais pensando "ué, esqueceram do assassinato?", se você ler sem nenhuma pretensão, a leitura pode ser interessante. A parte do romance também não achei lá maravilhosa, porque o Elis se apaixona pela Milicent só de olhar pra ela e algumas páginas depois eles já estão se encontrando às escondidas e já apaixonados um pelo outro, não há desenvolvimento, nós não assistimos os encontros deles nem nada.

Tentei encontrar o livro no site da Amazon, mas nem usado achei, só tem outras aventuras do Cadfael em inglês, então talvez você só encontre O Resgate do Morto em sebos, e se você gosta de guerras medievais talvez ache a leitura legalzinha, eu só achei que tiveram muitos assuntos ao mesmo tempo e eles acabaram sendo pouco desenvolvidos.


Leia também:

Curso Online Marmitas Fitness Saudáveis Versão Business Deluxe O Pequeno Café de Copenhage. Julie Caplan.
Transforme sua vida com uma alimentação saudável (link externo) O Pequeno Café de Copenhage: Resenha do Livro de Julie Caplin

Nenhum comentário:

Postar um comentário