sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Coração de Vidro: Resenha do Livro de José Mauro de Vasconcelos

Coração de Vidro, José Mauro de Vasconcelos


Coração de Vidro é um livro do mesmo autor de O Meu Pé de Laranja Lima. Neste livro, temos quatro contos mais ou menos interligados que são muito tristes, mas passam uma mensagem muito importante para nós como seres humanos.

Na verdade, dá para tirar várias lições desses contos. Se você levar pelo lado literal, os contos nos mostram o quanto devemos tratar melhor os animais. O primeiro conto nos mostra um pássaro que era livre e foi capturado pelos humanos para viver numa gaiola, o que o deixou muito deprimido. O segundo é sobre um peixe e a solidão que ele sente sozinho num aquário. O terceiro é sobre um potrinho que foi criado para ser um cavalo de corrida, mas não pode cumprir o objetivo do seu dono e foi "jogado" e o quarto conto é sobre uma árvore que assistiu o declínio de um garoto e da fazenda onde todos esses personagens moraram na infância.

Como eu sou extremamente sensível com os animais, a princípio eu pensei "tá vendo, não devemos prender os animais em gaiolas, aquários ou estábulos", mas ao ler o último conto percebi mais duas mensagens: o homem estraga tudo e a nossa inocência se esvai quando crescemos e a vida começa a exigir da gente.


Curso online:
Trabalhe no conforto do seu lar vendendo marmitas fitness congeladas!
Aprenda a montar marmitas saudáveis congeladas para vender (ou também para ter uma alimentação mais saudável!). São 10 módulos online com certificado! Saiba mais clicando na imagem abaixo (link externo ao blog):
Curso Online de Marmitas Saudáveis Fitness

*inclui receitas vegetarianas!

Os contos são muito tristes, mas no meio dessa tristeza temos essa lição importante. Precisamos aprender a preservar mais o nosso meio-ambiente e também a nossa inocência, para não nos tornarmos apenas embalagens vazias, movidas apenas pela ganância e o que pensamos ser o que é a vida de adulto.

Esse livro estava guardado aqui em casa há muito tempo. A minha irmã precisou lê-lo para um trabalho da escola, quando ela era bem novinha, lá nos anos 80. Ficou guardado para o caso de eu precisar também, mas na minha época, já nos anos 90, os trabalhos foram feitos em cima de outros livros. Lendo agora, com trinta anos de idade, eu entendi todas essas mensagens ocultas e achei a escrita do livro, embora um tanto mais simples, não tão simples para uma criança da idade que a minha irmã tinha quando precisou ler. Os contos são muito trágicos e tristes, não é algo divertido para uma criança. Fiquei me perguntando se esse tipo de livro desencorajava as crianças de gostar de leitura.

Eu sempre gostei de ler, porque eu sempre tive acesso à histórias que eu gostava, mas eu sempre percebi que ler não era uma atividade querida pelos meus colegas de escola. Nós tínhamos uma aula de leitura e, nesse dia, a classe ia na biblioteca da escola, cada aluno escolhia um livro e nós ficávamos lendo na sala de aula ou no pátio. Quase ninguém gostava desse dia, e isso porque nós podíamos escolher os livros, mas quando éramos obrigados a ler um livro desses de vestibular, nossa, era a atividade mais odiada pela sala.

Já comentei no post sobre A Importância dos Livros Infanto Juvenis e Young Adults, que eu acho que se nós lêssemos esses clássicos da literatura um pouco mais velhos, provavelmente apreciaríamos mais a leitura. Coração de Vidro foi outro livro que me fez pensar nesse histórico da leitura ser considerada uma atividade chata. Quantas vezes eu não vi campanhas de incentivo à leitura, pessoas que falam que ler é "coisa de velho", mas cada vez mais eu entendo de onde isso vem. Que criança vai achar divertido ler um livro de tristezas e não tão fácil de ler para sua idade? Talvez acabe passando a imagem de que todos os livros são assim, ainda mais nessa época, que a minha irmã precisou ler Pollyana e Meu Pé de Laranja Lima, um seguido do outro?

É claro que esse livro ensina as crianças a não maltratem os animais, pelo menos vejo esse lado positivo, mas ainda penso que ele deveria ter sido estudado numa série mais avançada. Não me leve a mal, como adulta, enxergo a beleza do livro, mas não deixo de pensar que ele deixou uma má impressão sobre livros nas crianças da idade da minha irmã.


Veja também:
Aprenda a fazer bolos de pote deliciosos e faça uma renda extra tabalhando em casa! O curso é vendido através da plataforma hotmart, que além de ser super segura e oferecer várias formas de pagamento, ainda garante seu dinheiro de volta em até sete dias caso não goste do curso! Clique na imagem para saber mais (link externo):


Além de me fazer pensar nesse assunto, tem algumas coisas que achei pesadas. Hoje eu acho que esse livro precisa de uma mudança na sua escrita, diante do movimento do #blacklivesmatter, simplesmente não dá para deixar esse livro circular sem um aviso, foram três frases, mas elas me chocaram, mesmo lembrando da época em que ele foi escrito.

Concluindo, eu achei a história bonita, mas não indico para uma criança muito nova, a escrita não é tão fácil assim e não é divertido, se você quer incentivar uma criança a ler, não deve ser por esse livro que ela deve começar, acho que a história é melhor apreciada quando você tem mais entendimento da vida.


Clique no botão abaixo e confira a oferta do livro no site da Amazon:
Comprar


Leia também:

freud, me tira dessa! Livro de Laura Conrado Seis Anos Depois, Harlan Coben
Freud, me tira dessa!: Resenha do Livro de Laura Conrado Seis Anos Depois: Resenha do Livro de Harlan Coben

Nenhum comentário:

Postar um comentário